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O SEGREDO DO FORUM COSTA BRAVA

O SEGREDO DO FORUM COSTA BRAVA

Vi o Forum Costa Brava nascer em 2011, e testemunhei, ao longo dessas 6 edições, seu crescimento e evolução, seu amadurecimento como um evento que, desde lá atrás, percebíamos que tinha vindo para ficar. Realizado pela Costa Brava, TMC associada e co-fundadora da Abracorp, sempre no excelente Royal Palm Plaza de Campinas, o FCB é produzido para gestores de viagens, profissionais também denominados “travel managers”, que tanto podem ser gestor de viagens puramente, quanto gerente de compras, de logística, de RH, financeiro, administrativo, de mobilidade etc, conforme o foco que a empresa dedicar a esta atividade. Acredito ser este o principal motivador do sucesso do FCB, além de toda a qualidade da organização, desde o local e agenda, até os paineis e palestrantes convidados, mas a grande sacada da família Schwartzmann é tão simples quanto inteligente: foco no cliente ! Sim, há espaço para patrocinadores, logos, estandes etc., mas definitivamente… Leia mais...
Passageiros de companhias aéreas preferem interagir com tecnologias do que com pessoas

Passageiros de companhias aéreas preferem interagir com tecnologias do que com pessoas

Passageiros das companhias aéreas em todo o mundo estão tão confortáveis com a tecnologia de hoje que preferem usá-la ao invés de interagir com as pessoas. É o que mostra a Pesquisa 2016 SITA Passenger IT Trends Survey, levantamento global divulgada pela SITA, provedora de TI para a indústria aérea. O levantamento aponta que 85% dos passageiros tiveram uma experiência de viagem positiva, contra 80% no ano passado. Visivelmente, os viajantes são mais felizes nas etapas do percurso em que têm mais escolha e controle sobre como gerenciam sua viagem. Os passageiros experimentam as emoções mais negativas durante as etapas de rastreio de segurança, de controle de passaporte e de coleta de bagagem, atingindo cerca de um terço dos passageiros em segurança. Estas são também as etapas com o menor número de opções de tecnologia de autoatendimento. "Sabendo que passageiros preferem usar seus próprios dispositivos e tecnologias de autoatendimento durante… Leia mais...
Como TMCs podem enxugar custos e evitar desperdícios?

Como TMCs podem enxugar custos e evitar desperdícios?

Há muita coisa que os gestores de viagens corporativas deixam passar, e de pouco em pouco o desperdício torna-se enorme para agências corporativas e TMCs. Quem estatiza é o COO do Reserve, Sidney Lima Filho. Em sua palestra no 6º Fórum Costa Brava, que acontece hoje em Campinas (SP), o executivo apontou dados de um conjunto de dez pesquisas internacionais sobre o setor. Quase todas elas apontam falhas em pequenos detalhes na gestão de uma viagem de negócios, o que, no passar da régua, torna-se um dinheiro jogado fora pelas empresas. Fraudes, erros de cálculos, busca pela menor e não pela melhor tarifa, entre outras falhas das agências e TMCs são alguns desses detalhes. “Quando tratamos de viagens corporativas no Brasil, vemos que há muito dinheiro na mesa, muito desperdício, muita margem para economizar. No GBTA, por exemplo, executaram uma pesquisa com mais de 1,2 mil profissionais de aproximadamente 400… Leia mais...
Acesso self-service às informações em toda a empresa melhora atendimento ao cliente

Acesso self-service às informações em toda a empresa melhora atendimento ao cliente

Proporcionar aos profissionais de serviços financeiros mais acesso aos dados eleva receita, reduz rotatividade e aumenta satisfação dos clientes, indica estudo global do Wall Street Journal Insights, realizado a pedido da Qlik. A pesquisa revela que 83% dos executivos concordam que realizar análises de dados financeiros e de clientes para obter maior compreensão representa aumento de, pelo menos, 5% de sua receita anual. No entanto, menos de 20% das companhias permite acesso às informações a todos os departamentos ou equipes. O estudo, que entrevistou 300 líderes mundiais de serviços financeiros na América do Norte, Europa e Ásia, confirma que essas organizações têm acesso a insights poderosos de dados, mas muitas vezes as análises não chegam aos colaboradores – especialmente aos que trabalham diretamente com clientes, que poderiam se beneficiar dos dados para melhor atendê-los. A maioria dos entrevistados classifica sua capacidade analítica como "altamente eficaz" em dois objetivos principais: captura… Leia mais...
Reserve debate com Abracorp, Suzano e DPaschoal

Reserve debate com Abracorp, Suzano e DPaschoal

Durante o Forum Costa Brava 2016, amanhã em Campinas, Sidney Lima Filho, diretor de Negócios Corporativos do Reserve, fará palestra e debaterá gestão de despesas e viagens corporativas com Rubens Schwartzmann, presidente da Abracorp, Augusto Cruz, diretor de TI da Suzano Papel e Celulose e Rafael Lima, gerente de Suprimentos da DPaschoal. "Abordaremos como o atual cenário econômico ampliou o escopo da gestão de viagens para gestão de despesas corporativas", comentou Sidney. "O Rubens, o Augusto e o Rafael têm experiências concretas no uso de sistemas de gestão de despesas e enriquecerão o painel", concluiu. Serão divulgados dados estatísticos do Brasil, EUA e Europa, além de detalhes da tecnologia para controle de despesas, integrada à gestão de viagens corporativas, implantada no Brasil pela DPaschoal e pela Suzano, cujos executivos mostrarão sua experiência na implementação do conceito em suas empresas e debaterão o tema com Rubens Schwartzmann, presidente da Abracorp e… Leia mais...
3 razões para usar pagamentos móveis

3 razões para usar pagamentos móveis

De acordo com levantamento realizado pela Cards, Payment & Indentication, o mercado de meios de pagamento movimentará US$ 1 trilhão em 2017. No Brasil, 20,4 milhões de pessoas usam algum tipo de pagamento eletrônico. Dentre as tendências apontadas pela pesquisa estão o aumento de pagamentos realizados via dispositivos móveis - nos últimos cinco anos, esse tipo de prática cresceu 2.275%. Nesse sentido, o Brasil se destaca no índice mundial, com a previsão de alcançar 80 milhões de usuários até 2018. Já entre as categorias que os usuários mais adquirem produtos, roupas e acessórios encabeçam o ranking, com 59% do total de compras. A lista segue com celulares (56%), eletrônicos em geral (49%), pagamento de contas (45%), bebidas (23%), turismo (20%) e, por último, educação, com 19% dos gastos. Outra tendência apontada pelo levantamento é a autorização de pagamentos realizados por meio de smartphones. De acordo com a pesquisa, a liberação… Leia mais...

Um quarto das redes Wi-Fi do Rio onde serão realizadas competições é insegura

e você está animado com o fato de poder usar redes Wi-Fi durante os jogos do Rio 2016, cuidado. Estudo realizado pelo Kaspersky Lab estudou as três maiores áreas que receberão os eventos esportivos no Rio de Janeiro e mapeou as redes Wi-Fi disponíveis que serão usadas pelos visitantes. Foram visitadas a área do Comitê Olímpico Brasileiro, o Parque Olímpico e os estádios do Maracanã, Maracanãzinho e o Engenhão. Rodando um software rápido de reconhecimento (wardriving), em dois dias foram encontradas, nas áreas marcadas com a estrela no mapa acima, 4,5 mil pontos únicos de acesso. A maioria delas usa o padrão 802.11n – hardware moderno, ideal para trabalhar com multimídia, pois oferece velocidades acima de 600 Mbps. O resultado da análise mostrou que no total, um quarto de todas as redes Wi-Fi nas áreas onde serão realizadas as competições no Rio de Janeiro é insegura ou foi configurada com… Leia mais...

Iata lança certificação NDC com brasileira entre listadas

O Iata lançou recentemente um selo de qualidade voltado para empresas de tecnologia especializadas em distribuição de reservas aéreas. O New Distribution Capability (NDC) servirá para mostrar quais empresas estão alinhadas aos padrões técnicos da entidade. Entre os primeiros 35 selecionados, o sistema Reserve é o único brasileiro a alcançar as especificações da Iata. Em 1º de junho, a Iata anunciou o programa de certificação no padrão NDC. De acordo com a entidade, o novo selo significa “dar aos agentes de viagens a mesma capacidade que as companhias aéreas possuem em seus sites”. A primeira relação de empresas credenciadas foi revelada no mesmo evento, apresentando as 35 companhias que atingiram o padrão estipulado – dessas, 17 são companhias aéreas e 18, empresas de tecnologia (entre GDSs e OBTs). A Reserve foi a única brasileira dessa lista. "Consideramos esta certificação do Iata como um atestado de qualidade para nossos esforços de… Leia mais...

Mercado brasileiro de TI movimenta US$ 59,9 bilhões em 2015

O mercado brasileiro de TI movimentou US$ 59,9 bilhões em 2015. A variação cambial fez a indústria amargar uma leve retração frente aos US$ 60 bilhões registrados no ano anterior. Mas, apesar dos pesares – e desconsiderando essa desvalorização do Real frente ao Dólar – o setor cresceu 9,2% ao longo do ano. Pelo menos, é isso que defende um relatório recente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), encomendado junto à IDC. Os projetos de software puxaram a média de crescimento de TI no ano passado para cima. O segmento movimentou US$ 12,3 bilhões no País ao longo do ano. Pelos números da pesquisa, isso representa um avanço de 30,2% o ano anterior. Serviços de TI avançaram 8,2%, em relação ao ano de 2014, movimentando um total de US$ 14,3 bilhões. Já as vendas de hardware bateram a marca de U$ 33,4 bilhões, um crescimento de 6,3% no… Leia mais...

Internet das coisas será ainda maior do que onda dos celulares

Se você achava que a onda dos celulares chegou com força total que não havia como superá-la, espere para ver o avanço da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Relatório da Ericsson mostra que IoT vai superar celulares como a maior categoria de dispositivos conectados até 2018. Entre 2015 e 2021, indica o estudo, a expectativa é de que o número de dispositivos conectados de IoT cresça 23% anualmente – aparelhos celulares que utilizam IoT tem a maior previsão de crescimento. Dentre os 28 bilhões de dispositivos totais que estarão conectados até 2021, aproximadamente 16 bilhões serão dispositivos de IoT. Em termos regionais, a Europa Ocidental será líder na adição de conexões de IoT. Assim, o número de dispositivos no setor está projetado para crescer 400% até 2021. Isso será impulsionado principalmente pelos requisitos regulamentares – como medidores inteligentes de utilities – e pela crescente demanda por carros… Leia mais...
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